quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

SEM FREIOS
Quando eu tinha 11 anos, minha família e eu embarcamos em uma de nossas viagens. Desta vez para visitar minha avó, em Minas Gerais.
O carro havia saído do conserto há pouco tempo. Era um fiat 147 azul escuro pelo qual tínhamos um apreço grande: era o primeiro carro da família.
Sempre achei esse trajeto muito bonito, com uma paisagem arborizada e diferente. Principalmente quando passávamos por uma serra a certa altura da Fernão Dias.
A viagem transcorreu como de costume até chegarmos ao trecho da referida serra. Nesse ponto atingimos uma descida com curvas bem fechadas.
No início da descida, há uma placa indicando curva perigosa. Meu pai sempre foi cuidadoso ao dirigir e sempre podíamos sentir como o carro diminuía a velocidade ao chegar neste trecho. Estranhamente, dessa vez, não percebemos nada.
Minha mãe olhou para ele e perguntou: “esqueceu a curva?”, ao que meu pai, pálido, respondeu: “não tem freios. Estou pisando, mas não tem freios”.
Não sou capaz de descrever exatamente um momento como esse. Uma mistura de descrença, desespero, medo... É muito complexo.
Meu pai teve de fazer uma escolha difícil: tentar encarar a curva e a serra com a velocidade do carro aumentando ou jogar o carro na mureta de ferro da estrada para tentar pará-lo. Ele escolheu a mureta.
Foi rápido. Um cantar de pneus, um impacto seco e estávamos parados. Primeiro, ficamos parados por alguns minutos, todos em choque. Depois, saímos todos do carro para avaliar a situação. Ninguém se machucou. A roda dianteira do carro se foi.
Carros foram encostando na pista para saber se estávamos bem. Enfim chegou a polícia rodoviária. Foi um processo lento até a chegada de um guincho, boletim de ocorrência, avaliação física.
No final, fico com a frase do policial que viu o carro, ouviu a história e olhou para nós, inteiros: “Não voltem para casa. Terminem a viagem e visitem sua avó. Vocês merecem isso, vocês nasceram de novo”. E assim foi.
Fabiana

Campinas, 11/12/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário