segunda-feira, 25 de novembro de 2013

A ESTANTE
O brilho em seus olhos era evidente, o sorriso ia de orelha a orelha, seu entusiasmo era transbordante.
Nunca imaginou que fosse conseguir. Sempre adorou ler, mas aqueles gibis e livrinhos infantis acabavam tão rápido...
Ensaiou durante dias até que, finalmente, juntou coragem e pediu aos pais permissão para ler os livros da estante da sala. A grande estante que povoava seus sonhos e seus desejos.
Seus pais também sempre gostaram de ler e acumularam uma boa quantidade de livros ao longo do tempo. E estavam todos em uma grande estante na sala de estar. Quando começou a ler, disse a eles que queria ler todos os livros da estante, ao que eles responderam: “ainda é cedo, você não vai conseguir entender. E há coisas que não são para sua idade. Um dia você poderá ler todos, mas ainda não, a hora certa vai chegar.” Agora, ela torcia para que fosse a hora certa.
Os pais debateram o tema e concordaram que ela podia ler os livros, mas precisava entender as coisas por ela mesma: pensar, olhar no dicionário... Não deveria interromper os pais o tempo todo.
Eles não tiveram que repetir. Ela aceitou as condições prontamente e saiu saltitante.
Finalmente ficou frente-a-frente com a estante. Maravilhada, olhou para a grande estante. Tantos livros e ela podia ler qualquer um. Qualquer livro que quisesse! Por onde começar?
Todas aquelas lombadas coloridas enfileiradas, tão convidativas...
Ficou nas pontas dos pés, sentindo-se uma gigante no alto de seus 10 anos de idade, passou o dedo indicador por vários livros, até parar em um de capa branca com letras azuis. Definitivamente, aquele seria o primeiro.
Colocou-o sobre sua cama e começou os preparativos para o grande evento: trouxe o dicionário, uma garrafinha de guaraná, um saquinho de pipocas e fechou a porta do quarto.
Sentou-se na cama e usou o travesseiro de apoio para recostar-se.
Ainda sorrindo, só conseguia imaginar que aquele era o começo de uma grande aventura.
Abriu o livro e iniciou a leitura.
Fabiana

Jaguariúna, 16/11/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário